Histórias de Empresas: Petro Ita Transportes Coletivos de Passageiros

           Criada em setembro de 1991, a Petro Ita é uma empresa de transportes coletivos de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, foi criada a partir de uma fusão entre as Viações Serrana e Imperial. Na época de sua fundação, a Viação Serrana operava com apenas 10 veículos e a Viação Imperial com outros 62 veículos.

      Ao longo de diversos anos, grandes mudanças foram ocorrendo, melhorando sempre para os seus usuários, porém apenas se intensificaram após um novo grupo administrativo assumir a empresa em agosto de 1995. Administração essa que era moderna, inovou assim o transporte em Petrópolis investindo na renovação constante de sua frota e na qualidade do serviço.


      Responsável por cerca de 30% dos usuários de Ônibus em Petrópolis, tem sua média mensal de 46.000 viagens, possui cerca de 600 colaboradores e uma frota de 126 veículos, entre veículos, Midis, convencionais, executivos e micro ônibus. Sua frota possui idade média de 5 anos de uso, garantindo assim veículos novos, confortáveis e seguros aos seus usuários, operando assim 86 linhas.


      Possui sua sede, estrategicamente entre o centro de Petrópolis e os bairros da zona sul, área onde opera suas linhas. Buscando sempre inovar, contratou psicologa e criou um departamento de recursos humanos, gerando um grande avanço no serviço de transportes municipais.


      Buscando excelência nos serviços prestados, toda sua equipe passaram a ter inúmeros treinamentos teóricos e práticos, gerando maior qualificação profissional. Toda sua frota passou por um serviço minucioso de inspeção e manutenção preventiva. Atualmente, maioria de sua frota é composta de veículos com chassi Mercedes-Benz, tendo carrocerias da Caio e da Neobus. Toda a frota possui o redutor de emissão de poluentes, o Bluetec5.


      Além de renovar sua frota em 2018, com um veículo Neobus no modelo Thunder+ 2016, em 2019 a empresa trouxe seis novos ônibus, sendo cinco micro ônibus e um midi, tendo todos motorização Mercedes-Benz e carroceria Caio nos modelos F2400 e Apache Vip IV. Todos os veículos possuem elevadores, sendo acessíveis a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.





Texto:Leonardo Abrantes/ Igor Soares

Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições