Histórias de empresas: Viação dedo de Deus, há 60 anos transportando Teresópolis

    Inicialmente inaugurada com o nome de Viação Alto Rainha da Posse, foi inaugurada em 1950, iniciou suas atividades com a linha que ligava o Alto até a Posse, com veículos novos e modernos à sua época, todos com capacidade pra transportar 25 passageiros sentados. Em seguida, a empresa inaugura linhas para a Estação do Alto, Tijuco e Vale do Paraíso, ainda em 1950, a empresa inaugura a linha que liga a Granja Primor até Pimenteiras. Em 1954, com o fim da Empresa de Melhoramentos de Teresópolis, tornou-se a única empresa no município.

    No dia 1° de Junho de 1960 altera sua razão social, passando então a denominar-se Viação Dedo de Deus LTDA. Mais tarde, a empresa passa a desenvolver-se, em 1977 o então prefeito Pedro Jahara junto da equipe da empresa recebem os novos ônibus, inclusive o primeiro micro ônibus adquirido pela empresa. O prefeito e João Batista, junto de Jacques de Oliveira, fizeram o mesmo no ano seguinte, em 1978, quando chegava mais 10 novos ônibus para a Viação dedo de Deus, sendo estes com a carroceria da antiga Ciferal.
 

        Anos depois, em 1996, a empresa inaugura o serviço executivo, com quatro micro ônibus, todos no modelo Marcopolo Senior GV que foram acoplados aos chassis Mercedes-Benz LO-814. Os veículos possuiam os prefixos 09,10,11 e 12. O Serviço circulava na linha que saía do Alto ligando o centro da cidade, na Várzea.


      Em 2002, a Viação Dedo de Deus adquiriu 4 novos ônibus, com motorização Mercedes-Benz OF-1417, sendo os primeiros veículos com a carroceria da Comil, com essa aquisição a empresa abri um novo ciclo de prefixos, sendo sempre 20xx para micros e 10xx para veículos midis, que no mesmo ano deixavam de atender apenas as linhas de morro e passaram a atender a parte baixa da cidade, visando economia e rentabilidade nas operações em horários com menor demanda de passageiros. Também em 2002 a empresa recebeu seu primeiro micro ônibus com motor eletrônico, sendo duas unidades do Comil Piá de motor da Mercedes-Benz LO-914. Nesta aquisição a empresa ja vem mostrando seu novo layout de pintura.


    Um ano mais tarde, em 2003, a empresa renova sua frota com 20 novos ônibus, esses veículos foram os primeiros com embarque dianteiro e preparados para realizar a bilhetagem eletrônica. Os carros possuíam motor Mercedes-Benz OF-1721 com carroceria da Caio no modelo Apache s21. Esses veículos vieram com os prefixos: 23,25,26,28,38,47,51,52,53,54,56,57,65,66,67,68,69,70,71,87 e 93.


    Ainda no mesmo ano, a empresa renovou a frota do serviço "Linha Verde", serviço executivo da empresa, voltado pro turismo local, era prestado desde os anos 2000 e tinha como ponto de partida a Feirinha do Alto e circulava pelos principais pontos turísticos de Teresópolis, na renovação foram adquiridos dois ônibus modelo rodoviário com ar condicionado e frigobar tendo como motor o Mercedes-Benz LO-914 e carroceria Comil Piá Executivo.


    No ano de 2006, a grande novidade foi a aquisição dos primeiros veículos com motorização Volkswagen, foram nove unidades com carroceria da Ciferal no modelo CitMax, sendo cinco com o chassi 17.210 EOD e quatro unidades com o chassi 15.180 EOD. Além dos dois Torino GV.


     Já em 2009, a empresa começa a renovar sua frota apresentando sua nova identidade visual, com a temática "A Seleção Brasileira é Nossa", a empresa adquiri oito novos ônibus, tendo motorização Mercedes-Benz OF-1722M e OF-1418. Com sua nova identidade a Viação Dedo de Deus se torna campeã nacional de pintura de frotas, promovido pela OTM Editora, na categoria Transporte de Passageiros.

 
     Em 2012, a Viação dedo de Deus e sua irmã, a Viação 1° de Março são englobadas ao grupo SMS( Salineira; Montes Brancos e São Pedro) recebe então algumas modificações na pintura da seleção brasileira, alterações essas que já vieram nas aquisições de 2013, nos modelos Marcopolo Torino 2013 com motorização Mercedes-Benz OF- 1519. Com essas alterações, a frase "A Seleção Brasileira e Nossa" é retirada e o teto deixa de ser amarelo passando a ser branco e na lataria tendo apenas uma faixa amarela; os para-choques deixam o azul metálico e passam a ser pratas.



     Em 2014, a empresa novamente renova sua frota, com isso a pintura da seleção é de vez esquecida, permanecendo apenas nos modelos Apache Vip 2. Os Torinos adquiridos no final de 2013 são repinados e os novos Torinos modelo 2014 já vem de fabrica com a nova identidade visual da empresa, desta vez aderindo lataria vermelha com detalhes em vinho e carregando o nome da cidade em branco, lembrando que desde 2009 toda a vem sendo renovada com elevador para cadeirantes, sendo atualmente 100% acessível a cadeirantes e deficientes físicos.


    Em 2018, a empresa já com a frota "padronizada" em vermelho e veículos nos modelos da Marcopolo, adquire mais cinco novos ônibus, todos com Chassi Mercedes-Benz OF-1519. No final de 2018, após anos sem comprar veículos com carroceira Caio, a empresa adquiri uma unidade do modelo Apache Vip 4 com motorização Mercedes-Benz 1519. Todos os veículos adquiridos a partir de 2013 possuem o Bluetec5, um redutor de emissão de poluentes da Mercedes-Benz. Desde 2014, todos os veículos possuem GPS, gerando mais segurança aos usuários.


    Em 2019, a empresa adquiriu mais ônibus, sendo cinco oriundos da Transportes Galo Branco, no modelo Torino 2016 e chassi Mercedes-Benz OF-1721. No mesmo ano a empresa comprou mias três Apache Vip IV, sendo os primeiros da empresa a oferecer aos usuários carregadores tipo USB. No mesmo período que entraram em operação, a empresa também colocou em operação três ônibus semi-novos, oriundos da Salineira, sendo os primeiros com suspenção a ar da empresa, no modelo Torino 2014 com chassi Mercedes-Benz 1721L.



     Lembrando que após a Viação Teresópolis entregar as linhas municipais, a Viação dedo de Deus assumiu as mesmas, tornando assim, junto da Viação 1° de Março, as únicas empresas a operar as linhas dentro do município de Teresópolis.

Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições