VENDIDO: VIAÇÃO DEDO DE DEUS VENDEU ÔNIBUS APÓS PANDEMIA

            Após pandemia de Covid-19, empresa reduziu sua frota em 24 ônibus, inativou linhas, promovendo a superlotação nos poucos veículos restantes. Antes da pandemia, frota total rodando em Teresópolis era de 113 veículos, atualmente, reduziu pra 89 veículos e diversos horários e linhas sumiram. Já as linhas restantes, tiveram seus trajetos alterações para suprir sumiço de outras linhas. 

 Em nota enviada para a InterTv Serra+Mar, a Prefeitura Municipal informou que atualmente operam nas linhas municipais cerca de 89 veículos, mostrando assim a clara redução de veículos feita pela empresa. No final de 2021, com a troca de direção geral da empresa, diversas vendas de veículos foram feitas. Em primeiro momento, a empresa vendeu todos os veículos com motorização Volkswagen, seguido de veículos mais antigos e, no caso de alguns, que já vieram rodados de outras empresas. Ao todo, a Viação dedo de Deus reduziu sua frota total em 24 veículos se comparado com o período que a empresa operava anteriormente a Pandemia. Com a venda dos veículos e sem reposição de nenhum, diversas linhas passaram por alterações para adequar seu operacional a realidade de veículos disponíveis. A venda foi comprovada com a divulgação de veículos no site Mercado livre Brasil, com a pintura ainda dá empresa, a pintura Terra do futebol.

      A venda feita foi de 20 veículos com motorização 17.230, da Volkswagen, 3 veículos com motorização 1418 e 1 com motorização 1722M, os últimos 4 todos Mercedes-Benz. A alegação é a idade da frota que já passava de 10 anos, porém a reposição com veículos mais novos não foi concretizada e o déficit de veículos ficou em 24 a menos no operacional. Com veículos a menos, horários extras foram abolidos pela empresa e diversas linhas foram inativadas. Atualmente as empresas que atendem as linhas em Teresópolis, Viação dedo de Deus e Viação 1° de março possuem uma frota abaixo da necessária para atender a demanda crescente de usuários do transporte coletivo. A Viação 1° de Março possui 15 veículos, mesma quantidade anterior a Pandemia, já a Viação dedo de Deus, possuía 98 veículos em 2019, ano em que as medidas restritivas começaram e, no retorno as atividades normais, sua frota caiu de 98 para 74 veículos. Destes 74 veículos, 23 possuem mais de 10 anos de uso, rodando em desconformidade com as leis municipais que estipulam a idade máxima da frota operante de até dez anos de uso. Já os 51 veículos restantes, 7 estão prestes a completar os dez anos rodados e, teoricamente, deveriam ser desativados, porém até o fechamento dessa reportagem, a empresa não sinalizou interesse na renovação de frota. Segundo os dados apresentados, cerca de um quarto da frota está em desconformidade com a lei dos dez anos de operação que, somados ao déficit dos 24 veículos vendidos, chegam ao impressionante número de 47 veículos a menos ou antigos operando em Teresópolis.



Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições