LICITAÇÃO DO DETRO: POPULAÇÃO RECLAMA DA INEXISTÊNCIA DE LINHAS DE ÔNIBUS

Pedido de anos dos moradores, a inexistência de uma linha direita ligando Teresópolis até Piabetá, tem causado transtornos para populares que dependem da ligação entre as localidades. Ainda segundo apurado, é sim viável a implantação do itinerário, apenas estendendo a rota Teresópolis X Magé, que é operada pela Viação Teresópolis. As alterações de itinerários e implantação de novas rotas, são responsabilidades do DETRO-RJ, que está trabalhando para a realização da licitação do serviço Intermunicipal no estado.
A linha Teresópolis X Magé, hoje operada passando por Guapimirim, tem sido alvo de reclamações dos populares dos municípios. Aproveitando o momento no qual o DETRO-RJ vem trabalhando para realização da licitação do serviço, moradores questionam a inexistência de uma linha direta, ligando Teresópolis até Piabetá. Além dos impactos financeiros, passageiros do trecho são obrigados a realizar baldeações, tomando tempo e causando transtornos para quem depende da ligação entre os municípios. Responsável por organizar os itinerários, tipo de ônibus e tarifas, o DETRO-RJ está se organizando para realizar em breve, uma licitação para o serviço de ônibus intermunicipal no Estado. O processo licitatório, no qual o DETRO-RJ vem desenvolvendo, será o primeiro da história do Estado do Rio de Janeiro que irá englobar todas as intermunicipais do estado. Com a realização do processo, o serviço deixará de operar em formato de permissão, passando a cumprir regras de qualidade mais rígidas e claras, o que tornará as fiscalizações mais eficientes e ajudará a aprimorar os serviços ofertados para a população.
O documento apresentado, prevê a implantação do modelo de concessão. Já as linhas, serão outorgadas agrupadas por regiões, mantendo a atual divisão entre a região metropolitana e o interior do estado. Isso significa que, as linhas ficarão estabelecidas no documento de licitação, ficando o concessionário vencedor de cada lote obrigado a atender todas as linhas ali existentes. Já foram realizadas três audiências públicas sobre a licitação, que está sendo trabalhada para sua realização em breve. Nesse momento, os moradores e usuários dos serviços de ônibus podem aproveitar para fazer suas colocações e sugestões de itinerários, como é o caso dos moradores de Teresópolis e de Piabetá, que questionam sobre a inexistência de itinerário direto realizam a ligação dos municípios.
Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições