TRÂNSITO INTENSO SEGUE CAUSANDO PREJUÍZOS NO TRANSPORTE COLETIVO

         Com um aumento significativo de carros nas ruas e falta de medidas do poder público, usuários do transporte coletivo são cada vez mais prejudicados, principalmente com o atraso das linhas de ônibus, devido ao grande congestionamento que se forma na reta da cidade, durante todo o dia e se intensifica nos horários de pico. É tanto tempo perdido parado em um só lugar, que bairros, por vezes, chegam a perder viagens e ter seus horários atrasados em até 45 minutos.


    Teresópolis, uma das maiores cidades da região serrana do Rio, vem enfrentando diversos problemas no que diz respeito a mobilidade urbana. A cidade com cerca de 184 mil habitantes, com cerca de 110 mil veículo emplacados no município. Com números expressivos e que não param de aumentar, trajetos simples e rápidos passaram a ser dificultosos e demorados, os reflexos do aumento de veículos nas ruas é sentido principalmente pelo usuário do transporte público coletivo. Em horários de pico, ônibus que eram pra estar nos bairros se preparando pra voltar ao centro, ainda nem conseguiram chegar ao seus destinos, isso porque 99% das linhas passam pela Avenida Lúcio Meira, popularmente conhecida como Reta de Teresópolis.

     A Viação dedo de Deus, empresa que opera as linhas municipais, até tenta amenizar os atrasos, reprogramando seus horários para conseguir contornar o problema, que por vezes persiste, e novamente perdas de viagens acontece. Sem um plano de mobilidade urbana, Teresópolis tem visto seu trânsito entrar em colapso, trajetos antes feitos em 10 minutos, hoje não ficam em menos de 35 minutos. As vias da cidade não foram projetadas para um fluxo grande de veículos, como nos últimos anos, e não só as vias mas também a Guarda Civil Municipal, que não conta com muitos agentes e se desdobra pra organizar os inúmeros veículos que circulam pela cidade.
Em entrevista concedida ao Jornal O Diário de Teresópolis, Gil Wellington, comandante da Guarda Municipal, informou que a prefeitura já se prepara para o concurso de novos agentes e que, enquanto não ocorre, os GAMUs estão auxiliando na organização do trânsito no município.

Veja em quantos minutos seu  ônibus chega! 


      Planejado para auxiliar nessas situações, o Moovit já é realidade em Teresópolis e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Dentro do aplicativo, o usuário consegue ver a localização em tempo real de onde o seu ônibus está e em quantos minutos o veículo chegará em seu ponto. Essa tecnologia é realizada em uma parceria da Prefeitura com as Viações dedo de Deus e 1° de Março, na qual fornecem os dados de GPS da frota. O aplicativo atualmente encontra-se disponível para dispositivos Android e iPhone, sendo gratuito para ambos. 
Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições